Portimão realiza acções de formação sobre acessibilidade e mobilidade, para os dias 11 e 12 de Outubro, com o objectivo de sensibilizar intervenientes, públicos e privados, no desenvolvimento de vilas e cidades. Inscrições até 30 de Setembro.
Estas acções são uma importante abordagem para que se sensibilizem e instruam os principais intervenientes, públicos e privados, como técnicos e agentes que trabalham e desenvolvem as vilas e cidades, destinando-se no primeiro dia a entidades externas, gabinetes, empresas e escritórios na área da arquitectura e da construção, enquanto no segundo se dirigem aos operadores de turismo, de comércio e de transportes.
A iniciativa surge na sequência da criação da Rota Acessível em Portimão, pioneira a nível nacional e uma das primeiras na Europa, que representa uma forte aposta do Município na inclusão social, ao eliminar as barreiras arquitectónicas existentes no centro administrativo da cidade, através de um percurso com mais de 6 quilómetros, contínuo, desobstruído e devidamente sinalizado, num investimento autárquico de 300 mil euros.
De referir que o Governo Português lançou em 2007 o Guia Acessibilidade e Mobilidade para Todos (DL 163/06 – 08 de Agosto), uma ferramenta técnica de descodificação da nova legislação sobre a acessibilidade e que pretende ser uma ajuda na construção de cidades acessíveis a todos.
Nesse sentido, os Programas de Promoção da Acessibilidade surgem como um desafio à integração dessas orientações nas políticas municipais, respectivo planeamento, desenho e monitorização dos respectivos territórios através de várias abordagens.
Para além do estudo de casos em desenvolvimento no município de Portimão, os participantes em cada uma das acções, ministradas pela AHPTUS - Consultoria e Formação, sob coordenação do Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade, abordarão questões de cariz teórico e prático, como as barreiras arquitectónicas, caracterização da mobilidade condicionada ou percursos acessíveis na via pública e no meio edificado, decorrendo os trabalhos em dois períodos: entre as 09h30 e as 13h00 e das 14h30 às 18h00, num total de sete horas de duração.
As fichas de inscrição relativas a estas acções, que se realizam ao abrigo do Programa Operacional Potencial Humano, depois de preenchidas devem ser enviadas para cidalia.pacheco@cm-portimao.pt.
Sem comentários:
Enviar um comentário