Pelo segundo ano consecutivo o Hospital de Faro e a Secçaõ do Sul da Ordem dos Enfermeiros promovem no dia 16 de Julho, mais um Curso de Suporte Básico de Vida Pediátrico.
Ministrado por enfermeiros, este curso tem por objectivo ensinar aos pais, professores e educadores os procedimentos de sobrevivência em caso de afogamento.
Conforme refere a Secção Regional do Sul da Ordem dos Enfermeiros, esta iniciativa traduz "um compromisso dos enfermeiros na prevenção de acidentes por afogamento e no ensinamento de procedimentos de suporte básico de vida que «Podem ajudar a salvar a vida do seu filho». O afogamento continua, infelizmente, a ser em Portugal a segunda causa de morte entre as crianças até aos 4 anos de idade, afecta mais as crianças do sexo masculino e estes acidentes ocorrem sobretudo em piscinas particulares da população residente. Durante o ano, em particular na época balnear, é fundamental consciencializar os pais para as questões de segurança no que diz respeito aos equipamentos privados e públicos, bem como alertar para a necessidade de os pais assumirem uma vigilância apertada, já que as crianças são por natureza curiosas e não têm consciência do perigo porque lhes falta experiência. Não se deve facilitar nas questões de segurança e importa mais uma vez lembrar que as crianças devem usar obrigatoriamente coletes de salvação e/ou braçadeiras."
Sem comentários:
Enviar um comentário